Ma vie en rose

De frente, de lado, de costas. En France.


quarta-feira, outubro 24, 2007

Les lapins



Quando a professora pediu para a minha colega japonesa dizer algo que ela havia observado na França e que ela jamais havia visto no seu pais, Maiko nao hesitou: "les lapins". Ironica, Madam Yasmine rebateu: "Vai me dizer que nao existem coelhos no Japao?". E, Maiko, naquela serenidade oriental: "Sim, existem muitos! Mas nos nao os comemos." Blasé, a professora aconselhou toda a turma a nao deixar de provar esse prato tao tipico da culinaria francesa.
Hum, nao obrigada. Jah provei varias iguarias daqui, inclusive os indigestos escargots, mas me nego a experimentar coelhos. Nao consigo conceber que aqueles animais fofinhos e meigos que povoam as mais encantadoras historias infantis e correm felizes pelos parques europeus consigam apetecer o paladar dos franceses: é muita crueldade!
Mas eles nao parecem se importar muito, nao. Alias, a iguaria é facilmente encontrada nos supermercados, bem ao lado das aves. (Por descuido, alias, esses dias quase trago um pedaço do pobre bichinho).
E o sadismo frances nao para na morte e ingestao dos pequenos animais (coelhos, ras, os estomagos dos patos afogados com comida - foies gras - caracois, e, nao podemos esquecer de todas as bactérias e fungos dos queijos). Eles também se divertem em assustar os nao-adeptos a seus costumes:

Namorado: Hoje eu vi varios coelhinhos.
Namorada: Sério?! Onde?
Namorado: No restaurante do meu trabalho.

Dias atras, quando declarei minha alegria ao me deparar constantemente com esquilos em um parque perto de casa, um amigo ainda tentou me convencer que melhor que encontrar esses roedores em lugares publicos é leva-los para casa e assa-los. Se ele falava sério, nem tentei descobrir. Prefiro ficar com a ilusao que era soh mais uma dessas tipicas brincadeirinhas do "humeur" frances.

PS: Por razoes cosmicas, soh encontrei o trecho sobre o jantar do "2 Days in Paris" dublado em espanhol.

8 Comments:

  • At 4:52 PM, Blogger Christophe Marchal said…

    Ai Dany, nem provou que ja critica .... um coelinho com azeitonas e cogomelos da minha avo, tenho certeza que não poderia resistir ! Claro que os coelinhos são fofos, mas ficam bom uma vez cozinhados ;-) Aqui na Franca cozinhamos quase tudo, dai, se tu não gostas duma coisa, tu tem para escolher outro prato ! Prova de tudo, tem coisas que valem a pena .... uma vez esquecido o animal fofo.

     
  • At 11:04 AM, Anonymous Anônimo said…

    já comi e não achei o bicho...
    só podia mesmo, pra um roedor que adora cenoura...coisa mais sem graça...

     
  • At 5:04 PM, Blogger RodOgrO said…

    Tendo gosto bom, pode ser um bicho fofinho ou feio, nem ligo: mando pra dentro. Também adoro fungos e outras coisas dos queijos. Nunca provei esquilos, mas se for bom entra no meu menu também. É o círculo da vida, Dany!! (começa a cantar "hakuna matata")

     
  • At 2:25 PM, Anonymous Anônimo said…

    dany quase canibal

    quando tu voltares, vou esconder de ti meu gatinho branco que minha mãe me prometeu

     
  • At 12:09 AM, Blogger Kallil said…

    E aííí?!?! Como estás?! =]
    hahua eu não tava de TPM não qndo eu escrevi; aquilo tudo é charme. ;)
    Vixe, comer coelho é foda hein... pior que eles podem falar q vc vem da terra do churrasco, e que a vaca, ao contrário do coelho, é considerada sagrada até hoje. Assim, quem come coelho não profana. Eu acho....
    Ah, manda uma salada que é melhor.
    Beijo enorme!!! saudades! te cuida!

     
  • At 11:55 AM, Anonymous Anônimo said…

    Pobres coelhos! tão branquinhos...

     
  • At 10:00 PM, Blogger Rosana said…

    Aieeee, atualiza isso! Toda vez que abro teu blog fico esperançosa...já devo ter lido o título 'les lapins' umas 500 vezes! :P

    Bisous

     
  • At 12:49 AM, Anonymous Anônimo said…

    ah, tá, e de churrasco com ovelha ninguém acha nada?

     

Postar um comentário

<< Home