Ma vie en rose

De frente, de lado, de costas. En France.


sexta-feira, agosto 17, 2007

Os franceses


A primeira coisa que um frances quer saber de um estrangeiro que recem chegou na França eh o que ele acha da França. Eles nao sao nem um pouco modestos e nao sentem a menor vergonha ou receio de demonstrar isso. Porque eles sao franceses. Logo, eles podem.
Na aula de hoje, quando a professora discorria sobre o vinho frances, ela terminou a explicacao dizendo: "Nao sou nenhuma especialista, mas sou francesa". Ela poderia dar a mesma justificativa sobre queijos, vinhos, culinaria, literatura, arte, moda, tecnologia ou... sobre ornitorrincos, açai, icerbergs, surf, budismo, enuits ou sexo tantrico. Afinal, ela eh francesa e acredita que tenha propriedade para se afirmar em qualquer assunto.
Eles sao extremamente educados, simpaticos e polidos, mas fazem questao que todas as mesuras sejam retribuidas, independente da tua vontade ou do teu conhecimento sobre isso. Se a gente encontra um colega frances no corredor 543 vezes em uma manha, as 543 vezes ele vai te dizer bonjour e as 543 vezes tu vais ter que responder. Se a resposta nao vier, corre-se o risco de ser xingado. E isso, acreditem, eles tambem fazem muito bem. S'il vous plaît, excuse moi e merci, sao, de longe, as expressoes mais faladas. Ok, mèrde, tambem.
Eles tem incontaveis regras de boas maneiras e eles as seguem naturalmente, eh mesmo intrinseco ao comportamento deles, nao eh teatro. Se a gente entra em qualquer lugar e quer pedir alguma coisa, a gente entoa: "Bonjour!Excuse moi, s'il vous plaît, bla bla bla bla..." Outra: a gente nunca QUER nada. Tu nao podes chegar em um restaurante, por exemplo, e querer. Eh proibido! E feio, mal educado, desprezivel. A gente sempre GOSTARIA, voudrais. Assim: "Je voudrais bla bla bla". E mais, quando se vai embora eh: "Merci, au revoir, bonne journée, bon week-end", assim mesmo, tudo junto, com um sorriso no rosto, quase cantando e bem natural.
Eles fazem isso muito bem e eu os admiro. Porque os franceses se respeitam e fazem questao de demonstrar bons modos. Por exemplo, em tres semanas que estou aqui, ateh agora, nao ouvi uma buzina de carro. Os condutores dos transportes publicos esperam os passageiros, mesmo que eles estejam a uma quadra de distancia. Os pedestres sempre tem a preferencia, sinal vermelho ou nao. Eh mesmo surpreendente.
Mas tao intensos quanto a nocao de limites e respeito é o sarcasmo deles. Eles ironizam tudo: sai de perto! Nao se impressionam com nada bom ou ruim: "c'est normal". Aceitar um convite: "pour quoi pas?". Eles nao dizem: "Claro, vamos sair!". Eles dizem: "por que nao?" - no melhor estilo blasé de ser.
Educados, organizados, sarcasticos ou blasés, uma reaçao eh invariavel, a animaçao deles quando conhecem um brasileiro. Eles abrem um baita sorriso e: "Oh, brésilienne!!!!!!". E dizem que amam o Rio, que bebem caipirinha, que adoram o Carnaval, o samba, as praias, o calor. E toda essa animaçao sempre termina com comentarios sobre um fato tao inesquecivel para eles como para nos: a Copa do Mundo de 98. Ok, pas de problème. Eles também tem propriedade para falar de futebol...

6 Comments:

  • At 11:34 AM, Anonymous Anônimo said…

    nooossa! que massa saber que tu está aí. eu passei 5 dias de férias em grenoble, out. passado, pouco antes de voltar pra porto alegre. fui visitar um amigo meu aí. eu adorei andar pelas ruas sozinha... tb amei ficar horas dentro da Sephora. um beijão pra ti!

     
  • At 2:14 PM, Blogger Kallil said…

    Caraaaaaca!
    Que massa! Meu, LINDOS posts. huahua Daqui do computador tô AMANDO a descrição daí.
    Com ou sem acentos, Dany ainda é uma das melhores escritas do mundo!
    Bjãozão!!!!

     
  • At 1:03 PM, Anonymous Anônimo said…

    Salut, ma très chère Dany!!!!

    Particularmente, acho difícil falar da França: por todos os vícios e virtudes, digo: por todos esses lugares comuns. Mas adorei teu post, escreveste na justa medida com o humor a ternura e o sarcasmo que te são próprios e que ele, os francese, merecem ouvir de uma brasileira. Hahah!
    Um gde bj em vcs e a SAUDADE, ah! essa é genuína!
    um beijo, carinho, erk.

     
  • At 3:14 PM, Anonymous Anônimo said…

    Eu amo a França, conheço bem, mas...os franceses são assim mesmo.Adorei o blog, vou recomendar no meu,se vc tem entre 20 a 40 vai gostar dele.Au revoir

     
  • At 1:52 PM, Blogger hires héglan said…

    adorei teu blog!!!!!!
    passarei a visitá-lo sempre!!!

     
  • At 6:34 PM, Blogger RodOgrO said…

    Certo, não ouviu nenhuma buzina, mas seja sincera: já viu ALGUM CARRO (não vale 0km) que NÃO esteja amassado?

    Sinceramente? Porque eu não vi!

    Agora, se você quer ver desprezo, mas desprezo MESMO, fala inglês com eles!

     

Postar um comentário

<< Home