Ma vie en rose

De frente, de lado, de costas. En France.


quinta-feira, agosto 14, 2008

Espírito olímpico (de porco)

Estava aqui pensando que é fácil fazer o retrato de um povo só observando seu comportamento durante as Olimpíadas. Mas é claro que eu não vou fazer porque não sou socióloga, nem antropóloga, e o Jornalismo me dá créditos suficientes pra eu escrever o que eu bem quero sem ter propriedade nenhuma. Então vamos zoar... de quem mesmo?

Os franceses diante dos jogos não são nem um pouco diferentes dos franceses do cotidiano. Para começar, eles acham que os atletas têm a obrigação absoluta de trazer medalhas de ouro e nada além de medalhas de ouro. E ficam desdenhando os bronzes e as pratas que ganham. Porque ouro é coisa de gente schique, ou phina, como diria meu amigo Rafabal.

Se o atleta perde na final, ele não é o segundo melhor, ele é le fiasco. E ainda paga a pena de ser perseguido pelos jornalistas franceses para explicar o porque de ter ganho a prata ou bronze. E os técnicos morrendo de vergonha por não terem alcançado o lugar mais alto do pódio: "Não sabemos o que dizer porque não temos justificativa para essa derrota".

Na televisão, nos jornais, na internet, não se fala de outra coisa além do fracasso da França nas Olimpíadas – vergonha nacional por conta da meia dúzia de pratas e bronzes nessa primeira semana de jogos. Aqui é oito ou oitenta, não tem meio-termo. Neguinho perdeu, vai pra guilhotina.

Felizmente os pescoços foram salvos entre hoje e ontem quando eles abocanharam dois ouros. Ganhar dois ouros em um dia só é schique. Mas não me perguntem no que, estou pouco me lixando, mais me interesso pelo teatro dos bastidores do que pelas competições em si. Além de eu achar Olimpíadas so last week, penso que é perda de tempo ficar acompanhando transmissões que a gente nem sabe se são reais. Vai que é tudo montagem do governo chinês pra ficar mais bonito na televisão.

O mais divertido é que lá na terra das bananas, onde fazemos uma propaganda forçadíssima de todos os nossos atletas e temos um narrador do inferno pra ficar gritando "vai, Brasil!" de dois em dois segundos e repetindo que "o importante é competir" a cada 15º lugar que a gente leva, temos quatro bronzes. Mas estou acompanhando só pra rir as estripolias dos nossos atrapalhados atletas verde-amarelos. A equipe feminina de ginástica olímpica é um prato cheio. Faz 47 anos que são as mesmas gurias a cair de de pernas abertas e de bunda no chão, a dançar o "Brasileirinho" (de novo?) na prova solo e a abrir o bocão e chorar na frente de todo o mundo o desgosto da derrota, como se ela fosse novidade. Fotos de Jade se esgoelando toda melecada estão em vários sites de notícias – que vergonha minha gente! E não era tão bom ficar com o 15º lugar? Medalha de papel pra vocês!

Pior é que quando voltarem para casa, todos enrolados na bandeira do Brasil, ainda vão aparecer no Fantástico para explicar o quanto eles são coitadinhos e ainda desfilarão em carro de bombeiro. Cá entre nós: coisa de pobre!
Saudades mesmo era da época em que eu via os jogos com o meu pai. A gente torcia muito, muito mesmo. Pela Argentina.
...................................................................................................

Vendo competição de esgrima:
- Acabou a competição e os dois ficaram vivos. Gente sem graça!
- Ahn? Do que tu estas falando?
- Que se eu estivesse disputando esgrima eu ia querer matar meu adversário com um golpe final. Não tem graça deixar o perdedor viver.
- Tu tá louca, Dany?
- Se bem que se eu perdesse eu ia ficar com tanta raiva que eu ia mesmo era bater no adversário. Tipo no judô. Quem perde, poderia dar um chute no outro. Pra compensar, entendeste?
- Eu acho é que tu não entende nada de jogos...
- Olha esse cara esse francês aí da canoagem. Como ele ficou em segundo lugar, ele poderia dar uma remada na cabeça do primeiro. Mas a mulher do segundo estava lá olhando. Então, o cara que ganhou o ouro devia ficar com a mulher do prata.
- (me olha com cara de incrédulo)
- É por isso que nunca fiz esporte nenhum na vida. Não tem emoção nenhuma!
..................................................................

By the way... Sueco se irrita com juízes, atira medalha e abandona luta greco-romana, na Folha Online. Esse é dos meus!

7 Comments:

  • At 6:34 PM, Blogger Trevas said…

    Achei que era só eu que queria dar um real motivo pra Jade chorar. Não posso nem ver a cara dessa guria. Socorro! Mas, confesso que adoro ver ginástica olímpica.
    Além disso, eu sempre torço pra Argentina. Hahahahaha
    Bjs, Tati

     
  • At 1:39 PM, Blogger Rosana said…

    A Jade ficou em 7º lugar no geral. Aí o jornal fala: "a Jade é uma das 10 melhores ginastas do mundo". Beeem Brasil-sil!
    Eu e meu pai assistindo e de repente mostra a Jade chorando. Meu pai: "ô, Jade, você tem uma cara bonitinha, não fica chorando. Dá um sorriso que logo, logo, te convidam pra posar na Playboy".

    Daonde será que vem minha língua afiada? huhuhuh

     
  • At 2:52 PM, Anonymous Anônimo said…

    carro de bombeiro é de última!

     
  • At 12:16 AM, Blogger Unknown said…

    O pior, ou, seja o melhor para os chineses,é que eles são todos iguais---então ningúem sabe, se o Xing é o Shing, e eles vão acumulando medalhas, para o desgosto do tio Sam.Acho que para o Brasil, o negócio é fazer clonagem---daqui a 20 anos a Jade vai aparecer chorando e dizendo que fez o maior esforço, para participar e isso é que vale.Será que vale?Vamos aguardar 2012...quem sabe...

     
  • At 12:34 AM, Anonymous Anônimo said…

    De fato, do seu jeito as coisas ficam muito mais interessantes. No caso atual mais ainda, uma vez que ultimamente a gente só perde.

    Medalha de papel foi ótimo. HUAHuahuHUAHUhau!!

     
  • At 10:42 AM, Blogger Chantinon said…

    carro de bombeiro! Hahahahhaah!
    Pede pra sair... geral!

    É nessas horas que vc vê como o povo é boi. Se a TV mandar todo mundo comer merda... no primeiro dia vai ter nego chamando a Globo de doida... No terceiro dia já vai ter restaurante especializado, com direito a receita na Ana Maria Brega.

    Pede pra sair e leva logo essas medalhas de papel daqui, antes que eu ache a vara e vc sabe....

    :)

     
  • At 11:19 PM, Blogger hires héglan said…

    aparentemente as olímpiadas são diferentes pra nós...
    hehehehe

    eu adorei os franceses nesse sentido! não trouxe ouro, morre!

    =*

     

Postar um comentário

<< Home