Ma vie en rose

De frente, de lado, de costas. En France.


quinta-feira, julho 03, 2008

Vem chegando o verão



Com as temperaturas chegando perto dos 3O graus, os franceses se mandam para o sul do país para pegar uma prainha. Em Marseille, onde passamos um final de semana, era disputado um lugarzinho na areia. Estendidos ao sol, fosforecendo a cor branca da pele escondida durante o longo e gélido inverno europeu, os franceses tostam com a ajuda de grossas camadas de bronzeadores.

Observando a disputa pelos infravermelhos para uma pele saudavelmente ultraroxa, achei que o sol tinha superaquecido meu cérebro quando vi uma vovozinha de peitos de fora. E como nem sempre os meus seis graus de miopia me dão o verdadeiro testemunho do fato, resolvi confirmá-lo com o petit-ami. "Aqui todo mundo faz topless", ele me acalmou. E então, que com os olhos espremidos e com um rastreamento mais detalhado, me dei conta que quase toda a mulherada estava de peitos à mostra, das mais mocinhas às mais velhinhas.

O mais interessante é que isso não é nenhum motivo de escândalo, é normal mesmo. As mamães se banham e brincam com seus filhotes, balançando suas protuberâncias sem o menor problema. As vovós não entram na água sem antes se despir da parte de cima. As moçoilas caminham na maior naturalidade pela areia só de calcinha. Ninguém fica olhando ou comentando ou criticando. E independente da idade, todas elas usam biquini. Na falta dele, aliás, vale usar a lingerie, mesmo no mar, transparente ou não.

A grande diferença é que aqui não se existe essa cultura de corpo e estética como no Brasil. Os franceses vão à praia para descansar, para se divertir, para nadar, se bronzear e em nenhuma dessas opções consta a de exibir formas perfeitas. Todo mundo se aceita do que jeito que é, longe das necessidades impostas ao mulheril lá ao sul do Equador. Para mim, me causou uma certa surpresa ao perceber que a calça que eu uso para correr no parque causa mais comoção entre as pessoas que as francesas seminuas na praia. Claro, por mais que minha legging não esconda grandes atributos, ela sugere muito mais malícia do que os corpos nus, naturalmente à mostra à beira do Mediterrâneo.

Achei genial esse comportamento e vejo que isso está muito relacionado à liberdade das mulheres aqui. Afinal, se a macharada pode andar de sunga na praia, porque as francesas não poderiam ficar só de calcinha também? É tudo uma questão de respeito ao espaço, à escolha e à aceitação de cada um. E nisso, é inegável, eles dão de dez a zero na gente.

Mas, bem, às francesas o que é das francesas. É claro que não me aventurei a deixar minhas peitcholas de fora, até porque sentindo na pele os efeitos do tórrido sol do verão francês, mal tive coragem de tirar minha camiseta. Mesmo assim levei um tostão que ficou pra história. Imagina se eu me pelasse toda! É aquele velho ditado... pimenta nos peitos dos outros não arde.

4 Comments:

  • At 3:16 PM, Blogger RodOgrO said…

    Cara, não vou nem me aventurar à malícia que me é costumeira. Vou, simples e honestamente, perguntar como é que você perdeu uma oportunidade dessas? É o tipo de coisa que seria uma experiência única, pensando um 'FODA-SE' bem grande porque ninguém ali te conhece para espalhar a história depois mesmo (exceto, óbvio, o Flo)! Pôxa, dificilmente vc faria algo assim por aqui, onde as chances de encontrar um rostinho conhecido são grandes..!

    Vacilou, mon amour! Não deixe de experimentar uma dessas antes de voltar! (SE voltar, né...) Assim que "destostar" (e vc sabe o qto eu te entendo, né? hahah), volte para aquela praia e deixe as meninas tomarem um ar! ;)

     
  • At 10:40 PM, Blogger Unknown said…

    pois, Dani, mesmo no inverno o povo fica peladão... quando estive aí também tive essa sensação de naturalidade...é, bem, eu também não me animei a botar nadica de nada pra fora!! kkkkkk

     
  • At 1:05 AM, Blogger Mari Thomé said…

    Culturas muito diferentes. Mas imagino um monte de camarões vermelhinhos na areia.
    Quanto ao topless, não sei o que falar. Me encaixo na parte sul do Equador :P

    Boa sorte pra ti na praia! Concordo com o Rodogro na parte do foda-se :) hehehehe

     
  • At 12:24 PM, Blogger Isis B. said…

    Genial o blog!
    como diria Obelix: Esses franceses são uns loucos!
    Beijos,
    Clem

     

Postar um comentário

<< Home