Ma vie en rose

De frente, de lado, de costas. En France.


quarta-feira, maio 21, 2008

A bonita Jolie

Olhávamos um programa sobre o Festival de Cannes e, de repente, Angelina Jolie enche a tela da televisão. A moçoila, que carrega beleza até em seu sobrenome (jolie = bonita), era exclusivamente entrevistada em inglês por um crítico de cinema francês e dizia quaisquer besteiras, dessas que todas as atrizes bonitas e famosas se acham no direito de dizer só porque são bonitas, famosas, bem-sucedidas, ajudam criancinhas dos países pobres e bla bla bla (e inclua-se no bla bla bla estar casada com o macho mais cobiçado do planeta). Ok, ela pode.
Dona Bonita conta que a segunda língua em sua casa - língua esta que pratica com suas crias - é o francês. O critico entrevistador, até então nem aí para o que Jolie diz, completamente enfeitiçado pela beleza da atriz, pergunta se ela fala bem o francês. « Et vous parlez bien le français? » Então, dona Bonita fica muda, imóvel. E vem o silêncio constrangedor.

(cri, cri, cri, cri! – cantam os grilos fora do estúdio onde Jolie nao deveria ter falado essa besteira). E eu, me torcendo de rir no sofá. A gente nunca diz para um francês que se sabe falar francês.

- Un petit peu? - ajuda o entrevistador.
- Oui, un petit peu.

Eis que, também paralisada pelo efeito medusa-Jolie, a criatura ao meu lado, dispara:
- Estou impressionado de como ela fala bem francês!

E eu, no alto do meu saco cheio de oito meses de aulas, no exato dia em que eu havia feito TRÊS provas da língua que eu ainda não consigo dominar, sobre a qual eu tenho que ouvir com certa irritante freqüência do meu digníssimo petit-ami que preciso praticar mais, não contenho a minha revolta:

- Maspelamordedeus, Florent! A mulhé repetiu as mesmas três palavras do entrevistador!
- Sim, mas ela fez isso sem nenhum sotaque.

Arf! Posso bater?

6 Comments:

  • At 8:10 AM, Blogger RodOgrO said…

    Sinto muito, querida. La Jolie pode.

    Fora que, convenhamos, Francês se fala fazendo biquinho - e a Dona Bela tem uma certa vantagem contra o resto dos mortais no quesito. É injusto.

    Je vous manque aussi! Beaucoup!!!

     
  • At 8:48 PM, Anonymous Anônimo said…

    Bater? Eu matava, na hora... Afffeeeeeeeeeeee

     
  • At 12:21 PM, Blogger Monica said…

    Ahh! Pode bater sim! E se fizer o bolo de coco, não dá nenhum pedaço pro Florent! Coloquei a receita lá nos comentários do blog. Beijoss

     
  • At 2:10 PM, Blogger Julia Franco Gomes said…

    Descobri recentemente que a angelina joplie é a mulher perfeita. afinal, é gostosa, é legal, é sexy, deve querer tranzar o tempo todo ( no imaginario amsculino, ao mesno), é uma super mãe, é autruista e sim, é casada com o macho que todas as mulheres queriam, pelo menos uma vez na vida, tirar uma casquinha.... mas mesmo assim... da uma espancadinha vai rsrs

     
  • At 6:48 PM, Anonymous Anônimo said…

    Dany, faz que nem o Maluf dizia: estupra, mas não mata.

     
  • At 9:24 AM, Anonymous Anônimo said…

    E eu, que não sou bonita e não sei falar "oi" em francês, aceito serviços de tradutora e dicas de lugares imperdíveis para os 4 dias que passarei em Paris em setembro.
    \o/

     

Postar um comentário

<< Home