Ma vie en rose

De frente, de lado, de costas. En France.


quarta-feira, agosto 06, 2008

Peruano, clandestino

Remexendo na minha bolsa, encontro meu passaporte abandonado desde a última viagem, há um mês. Abro na página do visto e o pânico toma conta deste corpo. Desesperada, procuro um calendário e tenho a confirmação de que estou ilegal na França há dois dias.

Acalmem-se, o chilique foi consciente já que meu pedido de carta de residência foi feito faz duas semanas, o que, na teoria, não me torna exatamente uma fora da lei. Só se, claro, alguma autoridade resolva consultar meu passaporte e verificar que eu estou ilegal. Porque, na prática, meu récépissé , o documento temporário de permanência, deveria ter sido enviado pela Prefeitura de Grenoble há uma semana, mas não chegou ainda. E eu não tenho nada que comprove que fiz a requisição da carte de séjour. Conclusão: sou uma pseudoclandestina.

Férias na França é pior que Brasil no Carnaval: nada funciona e, se funciona, é mal. Enquanto os funcionários da prefeitura estão aproveitando o verão em Côte d'Azur, à beira de la Méditerranée (mas que eu gosto de ficar pensando que eles estão mesmo é em uma praia paradisíaca da Grécia, só pra eu ficar com mais raiva ainda), sigo trancada nesse apartamento, olhando movimentos suspeitos pelas frestas da persiana (acabou de passar uma viatura!!!), sem fazer barulho, sem atender a campainha e o telefone, mimi de medo que alguém me descubra e me denuncie. E vocês não fariam isso, não é, amiguinhos?

Confesso que saio de casa somente pra correr no parque, porque aí ninguém me pega. Explicome: no desespero de que meu récépissé não chegue, estou treinando pra fugir da polícia. Porque, afinal, eles também devem estar de férias... onde mesmo? Já sei, na Polinésia, estirados na areia branca, bebendo um cocktail exótico e tomando longos banhos de mar nas águas quentes até enrugar os dedos dos pés e... aaaaaaaargh, ódio!

E pra melhorar tudo, "Clandestino" do Manu Chao, não me sai da cabeça.

........................................................................

- E hoje, vamos brindar a quê?
- Hummmm... vamos brindar aos teus dois dias de clandestina!

Santé!

6 Comments:

  • At 4:05 PM, Blogger Rosana said…

    Dany, muita transmissão de pensamento, inacreditável! Ontem mesmo eu tava arrumando as músicas no meu iPod e me deparei com essa do Manu Chao...daí resolvi escutar!
    Escuché ayer y hoy e grudou no cérebro! Daí abro o teu blog...e é isso! :D

     
  • At 7:01 PM, Blogger RodOgrO said…

    hahahahah

    Tadinha da Dany!!! Tá ilegal! Aproveita e começa a vender psicotrópicos, Dany: fudida, fudida e meia... hahahahahahahah :P

    Vai resolver rapidão, relaxa! BEIJO!

     
  • At 10:01 AM, Anonymous Anônimo said…

    Gente, que medo!
    Brinca com isso não ow!

    Em setembro to chegando em Pariiiiis hihihi!
    se me deixarem entrar né! hahaha
    beijones

     
  • At 11:46 AM, Blogger Unknown said…

    O pior que pode acontecer é eles te mandarem de volta,daí passas meu aniversário comigo--estás vendo, tudo tem o lado positivo.Ah!traz o Florent contigo,vamos festejar juntos.Vais ganhar milhões de beijinhos ao vivo. Te amo.

     
  • At 12:16 PM, Blogger Sala de estar said…

    Nossa Dany...ainda bem que eles estão de férias como vc disse ke nada funciona nas ferias.....
    Vai dar td certo....
    BjoO Fê.

     
  • At 10:06 PM, Blogger Unknown said…

    vai dar tudo certo!!! claro que é bom prestar atenção (não vai sair por aí aprontando ao ponto de chamar a atenção!), mas logo já estará chegando tua carte!! e, afinal, você é uma pessoa de bem! e como o universo conspira a favor (esta é uma frase que um casal de amigos físicos, malucos, varridos, amam utilizar), tudo irá se ajeitar!!! ih, tô numa fase que necessito ficar repetindo isto pra mim mesma!! beijoconas!!!

     

Postar um comentário

<< Home