Ma vie en rose

De frente, de lado, de costas. En France.


quarta-feira, agosto 13, 2008

Boliviano, clandestino - parte 2

Aproveitei que fui na prefeitura levar o documento que haviam me pedido, e resolvi me entregar para as autoridades. Queria saber se a prisão aqui na França também é schique.
No balcão de atendimento, mostrei a carta socilitando meu comparecimento com o papel que faltava para a requisição da carte de séjour. O atendente olhou os documentos, e disse que estava tudo certo, que em pouco tempo eu receberia meu recepissé pelo correio. "Merci, bonjour, au revoir", ele se despediu na tentativa de se livrar rapidamente de mim. Pensou que fosse assim, facinho. NOT.
- Moço, não é só isso. Olha aqui meu passaporte - e fui estendendo os braços para ser algemada.
Ele fez cara de impaciência, olhou meus dois vistos e me disse o que eu já sabia:
- Ah, teu último visto venceu no dia 3 de agosto.
- Sim. Eu estou ilegal, não é?
Uma nova cara de impaciência:
- Há quanto tempo você fez seu pedido de carte de séjour?
- Três semanas. Me diz se eu sou clandestina.
Ele ri (muito bom se divertir com o desespero dos outros!).
- Calma, fica tranqüila. Você não está ilegal. É só não utilizar seu passaporte até receber seu recepissé. Ou seja, você não pode sair da França.
- E de Grenoble, posso sair?
- Por enquanto seria bom que você não saísse de Grenoble também.
- Mas moço, sabe o que é? Eu queria tirar férias.

E ele me lança um olhar de ira, faíscas saindo dos olhos. Agradeço, guardo meu passaporte no fundo falso da bolsa (porque sempre tem polícia na prefeitura) e vou correndo para o meu esconderijo em casa. Quatro dias depois do incidente, ontem, recebo meu documento temporário pelo correio. Pronto, amiguinhos, vocês não precisam mais ir tomar champagne com caviar comigo na cadeia. De quebra, ainda acabei com a diversão da criatura que atende o telefone e diz para os amigos que eu não posso falar porque estou escondida da imigração debaixo da cama.
Mas ainda estou cantando Manu Chao. Inferno!

......................................................................................

- Minha vez de escolher o brinde.
- Ah, Dany, mas eu já tinha escolhido...
- Tá bom, tá bom, faz. A quê?
- Um brinde a tua primeira semana como clandestina!

1 Comments:

Postar um comentário

<< Home