Ma vie en rose

De frente, de lado, de costas. En France.


terça-feira, abril 26, 2005

A tes amours

Nessas duas primeiras semanas de desemprego e tédio, a atividade mais relevante dos meus dias tem sido as aulas de francês. Aliás, estudar francês faz partes das coisas sem muito porquê da minha vida. Não tenho a menor pretensão de viajar para a França, não tenho descendência francesa, e acredito que nem vá escolher o francês quando for fazer a prova de proficiência para o mestrado. E pior, concordo com todos os argumentos do Pedro Sevante, um colega fabicano, quando diz que o francês é uma língua morta. Mas o melhor argumento (para o meu convencimento) que encontrei até agora é o do Mateus: “Quando formos para a Europa, eu falarei alemão e tu, francês”. Inglês, pra quê?
A verdade é que as manhãs de terça e quinta são divertidíssimas. De “erres” carregados: “vivre, fevrier, prendre”, de palavras com bela sonoridade, embora o significado não seja lá essas coisas: “parapluie” é guarda-chuva, “porte-mine” é lapiseira, e (essa eu adoro!) “ensemble”, quer dizer junto. Tudo soa tão leve, tão doce. Imaginem que quando a pessoa espirra, nada de dizer saúde, ou deus te proteja. Os franceses dizem: “a tes amours!”. E na hora de xingar, para que melhor palavrão que “mérde”?
E embora não tenha muita admiração por essa gente que gosta de comer carne de cavalo, que tem um galo como mascote (ah, isso é bizarro!), que gasta mínimas gramas de sabonete por semana, e eu não faça a menor idéia da utilidade de decorar e cantar “bon anniversaire”, sigo estudando com afinco a língua de “les grands penseurs”. Ao menos, isso tem tornado meus dias “plus belles”.

2 Comments:

  • At 9:32 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ainda que eu possa justificar minha "quase graduação" em italiano por causa do sangue, ainda não sei mto bem aplicação disso. Morar na Itália? Sei lá...heheh

    Ah, e 'juntos' em italiano é 'insieme'.

    No mais, tutto bene?

    Beijo!!

     
  • At 12:03 PM, Blogger Dany Darko said…

    Quem sabe tu vens juntos conosco para a Europa para quando passarmos pela Itália... Eu adoro italiano também, mas é outra língua bem restrita né... Pior, só uma ex-estagiária da Casa de Cultura que estudava tcheco...

     

Postar um comentário

<< Home