Ma vie en rose

De frente, de lado, de costas. En France.


terça-feira, março 03, 2009

Chez les Ch'tis

É impressionante que, apesar do reduzido território francês, possa haver tanta disparidade entre os lugares. Passados alguns dias no norte da França, constatei algumas diferenças na região dos Ch'tis - como são chamados os habitantes de lá.

A "capital" da região Norte é Lille e fica só a cinco horas de trem aqui de Grenoble, e a duas horas de Paris. A impressão que eu tive quando cheguei é que Blumenau tinha mudado de continente e todas as pessoas pareciam ter vindo do Pomerode (región dos alemón de Santa Catarina). O clima também é bem diferente. As temperaturas são mais baixas, o sol quase não dá os ares da graça e chuvisca, quase sempre. E quando pára de garoar, todo mundo fica olhando para o céu e dizendo: "oh, que lindo dia de calor e sol!". Apesar das tentativas, oh, ninguém me convenceu que 3 graus com respingos e vento gelado na fuça é très agréable.

Claro que pra aguentar um tempo desses, todo o esforço ch'ti é necessário e eles compensam os dias acinzentados com muita cerveja e uma culinária pra lá de calórica. Não provei as tais ostras fritas com batatas fritas (parece que tudo por lá passa pela frigideira...), mas experimentei, com moderação, o welsh.

Sintam a delícia: à base de pão, cerveja e queijo cheddar, o welsh pode levar também presunto, bacon e ovo, com o acompanhamento de... batatas fritas e, claro, um balde de cerveja.

E aí, vai encarar?



O ministério da saúde adverte que o sul da França é mais seguro...

3 Comments:

  • At 10:34 AM, Anonymous Anônimo said…

    Te entendo perfeitamente! Esse welsh se parece muito com a francesinha daqui (e agora o nome faz muito mais sentido!). No "molho" dizem que vai vinho do Porto, brandy e cerveja. Mas eu acho que vai caldo de manga de criança ranhenta também!

     
  • At 11:25 AM, Blogger Julia Franco Gomes said…

    hummmm guardou um pedacinho pra mim???? adorei, lugar certo pra mim heheheh bjocas

     
  • At 7:56 AM, Anonymous Anônimo said…

    Eu ja tive a minha semana welsh/moules frites em Lille, alegria pura :-). Ja até pensei em fazer uma soiré welsh um dias desses, ehhehehe :-)
    Abração

     

Postar um comentário

<< Home