Ma vie en rose

De frente, de lado, de costas. En France.


sábado, setembro 27, 2008

Made in France

Namorado chega em casa irritado e diz que anda muito anti-social, bravo e com raiva de todo mundo. De compaixão à compreensão, passei à felicidade: "Eu também, Flo! Eu também!"
Definitivamente, estou virando uma legítima francesa.

(e quem fizer aquela piada originalíssima de não tomar banho, vai tomar uma biaba na orelha)

domingo, setembro 14, 2008

Bem na sua época

Novas pubs da Renault veiculadas aqui e que eu adorei (já falei que quando eu gosto, eu faço digrátis).


Samedi soir
envoyé par renault

Legenda: (filho) - Papai, pode nos fazer entrar?


L'affiche
envoyé par renault

Legenda: (mãe) - O quê? Você encontrou trabalho? E não me disse nada?

segunda-feira, setembro 08, 2008

Piada de brasileiro

Um amigo francês me contou:

Dois franceses conversavam e um deles comentou que iria viajar ao Brasil. O outro retrucou:
- O que você vai fazer lá? No Brasil só tem puta e jogador de futebol.
E o primeiro respondeu:
- Minha mulher é brasileira, você sabia?
E o amigo:
- Ah é? Em que time ela joga?

sexta-feira, setembro 05, 2008

Coisa mais querida do mundo

Desesperada porque estava em cima do horário da matrícula do master e eu não havia encontrado o local das inscrições, entrei no accueil da Université Stendhal e já fui entonando para uma senhora do balcão: "Bonjour, madame. S'il vous plaît...". Ela me cumprimentou e rebateu, em português: "você é brasileira?". Abriu um sorrisão com a minha resposta: "você não sabe como eu fico feliz de encontrar brasileiros aqui na França!".
Em um sotaque que misturava francês e carioquês, me contou que é francesa, mas que morou muitos anos no Rio de Janeiro e que adora o Brasil. Brinquei com ela falando que, se ela não me revelasse, eu juraria que ela também era brasileira. "Que nada!", se lamentou, os olhinhos brilhando. E puxou mais papo: quis saber de onde eu era, o que eu iria estudar, há quanto tempo eu estava aqui. Um doce de pessoa! Para terminar, disse que qualquer ajuda que eu precisasse ou qualquer problema que eu tivesse, eu poderia contar com ela. "Apareça 'mexmo". Meu nome é 'Crixtina'".
Aí que eu quase perdi mesmo o horário da matrícula. Mas quer saber? Estava tão feliz com esse episódio que nem me importei. Me senti em casa.

quinta-feira, setembro 04, 2008

Ainda na onda dos pelados

Ou esse povo é muito liberal mesmo ou faz parte do meu karma ir a lugares onde sempre tem gente pelada. Dessa vez foi fazendo uma trilha paralela a uma cachoeira em Sassenage, pertinho de Grenoble. O tiozinho não pensou duas vezes e tirou toda a roupa pra aproveitar o calorzinho de fim de agosto na água. E passeava bem feliz pelo local naquele exato mesmo jeito de como ele veio ao mundo. Nem ligou para os nossos clicks. Só faltou fazer o helicóptero.


Ahaaaa, pensa que eu não sei que vocês clicaram na foto pra ver o pelado!

Na mesma linha, uma amiga brasileira (que não sou eu, tá, galera, juro!) que mora em Grenoble me contou que foi ao ginecologista aqui. E o médico, muito simpático e profissional, depois do conversê, pede que minha amiga tire a roupa para que ele possa fazer o exame. Ela pergunta: "onde eu posso me despir?". Sem entender nada, ele responde: "Aqui mesmo".
Para que os leitores moçoilos entendam a situaçã, no Brasil, ginecos sempre têm um banheirinho para que suas pacientes possam ter um pouco de privacidade enquanto se despem. E ainda vestimos uma espécie de camisola, assim a gente não precisa sair peladona desfilando pelo consultório.
Minha amiga contou que nada de camisolinha, e que, muito pior: ela se pelou na frente do doutor mesmo, enquanto ele aguardava o final do strip-tease para examiná-la.
Mas eu, já disse e repito: showzinho aqui, só pagando. (Calma, mãe, é brincadeira. Tu sabes que faço digrátis, por amor à profissão).